segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Resenha - 9º ano - parte 08

Resenha do aluno José Talvanes (9º ano Azul).

MACHADO, Ana Maria. Do outro lado tem segredos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

Essa obra de Ana Maria Machado partiu de lembranças concretas sobre sua infância no litoral do Espírito Santo, na qual vários personagens existiram de verdade.

O livro tem 61 páginas, que são divididas em sete capítulos, no qual o narrador é onisciente, na 3º pessoa.

O grande centro da história é uma dúvida que instiga Bino: O que será que existe do outro lado do mar? Bino é filho de pescador, e ficava sentado na praia olhando o mar para avistar quando os cardumes de peixe se aproximavam e era hora de jogar a rede.

Algumas das conversas dele com os amigos são ecos de conversas que todos teriam diante da imensidão do oceano. Mas o que existia do outro lado? Segundo a geografia, existe o Brasil, já que ele mora na África. Com tantas lembranças tristes de sofrimento e escravidão, mas também com seus presentes alegres de músicas, danças, comidas e tantas coisas a mais. Uma história de descobertas do passado, dúvidas e festas no presente e sonhos com o primeiro amor para o futuro.

Em minha opinião, o livro é um pouco confuso, pois o garoto mora na África e tem problemas como nós, brasileiros. A linguagem é fácil de entender, mas eu prefiro livros com mais ação.

Recomendo esse livro para as pessoas que gostam de histórias de pescador e àquelas pessoas que interpretam bem as misturas que nos compõe.

Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Formou-se em Letras pela Universidade do Brasil e doutorou-se na França. Escreveu mais de cem histórias para criança e jovens, pelas quais recebe em 2000 o mais importante prêmio internacional a Medalha Hans Christian Andersen, concedida pela IBBX. Em abril de 2003 foi eleita para a academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário