Resenha da aluna
Mariana Santana Silva, também do
9º ano Azul.
BRAZ, Júlio Emílio; VIEIRA, Janaína. O Blog da Marina. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. A obra de Júlio Emílio Braz e Janaína Vieira trata de uma paixão absoluta, do tipo que faz enlouquecer de tanto amor. O blog da Marina mostra a primeira paixão de uma adolescente de 14 anos.
Essa deliciosa história de exatamente 70 páginas não é dividida em capítulos, mas descrita sobre a visão de Marina na 1º pessoa (através de postagens em seu blog) e de sua mãe que fala no livro na 3º pessoa sobre a filha.
Marina uma adolescente que desfruta dos blogs “diário on-line”, descreve seu amor absoluto por Alê. Ela descreve tudo em seu blog para seus seguidores. Com essa paixão louca, não fica sendo aquela menina de antes, uma filha comportada, estudiosa. A história também é contada pela mãe, que tem outra visão sobre isso, mas que também já vivenciou várias aventuras amorosas. É inspirada no amor da filha por Alexandre que a mãe também se redescobre recordando de fatos passados. A partir daí apoia a filha em suas decisões.
Em minha opinião de adolescente, sei como é uma paixão à primeira vista e quem nunca se vivenciou isso? Nessa obra realista, embarquei numa viagem de pura emoção na qual me identifiquei com os fatos e os personagens.
Indico essa obra para todos os adolescentes que já se apaixonaram à primeira vista, aos que ainda vão se apaixonar e até mesmo aos adultos que viveram no passado uma saborosa paixão.
Júlio Emílio Braz é um escritor de literatura infanto-juvenil. Sua carreira literária começou quando estava a ficar desempregado. Nasceu em Manhumirim, MG, ele já escrevia com sete anos, começou a escrever profisionamente aos vinte anos. Apesar de formado em Contabilidade, mas a paixão dele sempre foi ser professor de história.
Não conseguiu completar o cursinho de história. Ele começou a escrever e depois de ser elogiado começou a publicar seus contos em algumas editoras. Escreveu histórias em quadrinhos de "bang-bang" com 39 pseudônimos diferentes. Depois de começar a escrever livros ficou conhecido mundialmente e ganhou prêmios como o Austrian Children Book's Awards e o Blue Cobra Award do Swiss Institute for Children's Books. Júlio Emílio escreve comédias, suspense e ação. Um de seus melhores livros foi "Esperando os Cabeças Amarelas”. Na televisão, escreveu quadros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, e uma telenovela em dez capítulos para uma emissora do Paraguai. É autor de livros infanto-juvenil, entre eles Saguairu, que obteve o Prêmio Jabuti em 1.989. Entre suas outras obras, destacam-se os livros "Uma Pequena História de Natal", "Anjos no aquário", "Crianças na escuridão", "Felicidade não tem cor" e "Corrupto". Escreveu em parceria com a escritora Léia Cassol a obra "Uma História Apaixonada & A Gota: uma biografia bem apressada.”
Janaina Vieira é carioca, nasceu no Rio de Janeiro. Já morou em São Paulo por dez anos e tornou-se uma apaixonada por São Paulo, cidade que adotou em seu coração.
Começou a escrever muito jovem e aos 18 anos publicou seus primeiros textos numa coletânea destinada a autores iniciantes. Alguns anos depois publicou seu primeiro livro juvenil, intitulado Só entre nós, em parceria com seu grande amigo Júlio Emílio Braz. Essa parceria continua até hoje, e ambos consideram um excelente exercício literário escreverem livros juntos, embora cada um tenha também sua trajetória literária individual. Janaina acredita na literatura e na leitura como grandes agentes transformadores, que podem mudar o mundo e as relações humanas. Para ela, todas as formas de arte são o que a humanidade possui de melhor para oferecer a si mesma.
Obras premiadas: Só entre nós, Se ele vier... (Prêmio de Literatura UBE).